segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Solicitação de asfalto-




Praça Coronel João Pontes
1. Leitora Suely Lima quer saber por qual motivo a rua Lavras da Mangabeira, no Monte Castelo é excluida das operações de recuperação asfáltica. “Praticamente todas as ruas do Monte Castelo foram recuperadas. Será que os impostos que pagamos não é o mesmo que todo cidadão paga?”,questiona.
rESPOSTA. Uma equipe do Distrito de Infraestrutura da Secretaria Executiva Regional (SER) I visitará o local para verificar a necessidade de recapeamento asfáltico e, caso seja necessária a recuperação, a solicitação será reforçada junto à Usina de Asfalto

Parque Parreão vira Pasto Parreão? Publicado: 28-06-2010






Parque Parreão vira Pasto Parreão?
Publicado: 28-06-2010 | Autor: Eliomar de Lima | Categoria(s): Cidades, Ecologia e Meio Ambiente

Que paisagem, hein? Mas não é o que você pensa: o gado pastando e aproveitando o clima bucólico para boa refeição. Essa foto nos foi mandada pelo vereador João Alfredo (PSOL) e mostra esses bois e vacas aproveitando a beleza do Parque Parreão, em Fortaleza.
Tudo sem qualquer problema e sem guarda municipal para importunar. Como diria o repóter Plínio Bortolotti, em seu Blog no O POVO Online, Fortaleza virou mesmo uma cidade sem dono

Parque Parreão precisa de reparos Publicado

http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/files/2011/11/parreao2-300x401.jpg

Parque Parreão precisa de reparos
Publicado: 14 de novembro de 2011 às 9:42 | Autor: Eliomar de Lima | Categoria(s): Ceará, Cidades, Ecologia e Meio Ambiente | Sem Comentários

O Parque Parreão, situado em Fortaleza, está precisando de cuidados, segundo coopistas. O local apresenta sujeira e trilhas com cercas quebradas, exigindo alguns reparos.
(Foto – Leitor Fabricio Moreira)

domingo, 13 de novembro de 2011

Comerciantes do terminal da Parangaba são surpreendidos com publicidade da Prefeitura em seus boxes

Comerciantes do terminal da Parangaba são surpreendidos com publicidade da Prefeitura em seus boxes
Publicado: 11 de novembro de 2011 às 11:35 | Autor: Eliomar de Lima | Categoria(s): Blogs O POVO | 6 Comentários

Plácido Filho conversa com comerciantes

Ao chegar ao terminal da Parangaba, no início da manhã desta sexta-feira (11), o comerciante Orisvaldo Soares Mota, 75, foi surpreendido com uma grande placa de publicidade da Prefeitura de Fortaleza, sobre a logomarca de sua lanchonete, no segundo piso. Outros comerciantes também tiveram a mesma surpresa, com propagandas do Cuca da Barra do Ceará, estádio Presidente Vargas, Jardim Japonês, construção de conjuntos habitacionais, além de frases “Prefeitura Trabalhando por Você”.

“Eu nem imaginava que isso viesse a acontecer. Vi outro dia o pessoal da Prefeitura medindo as dimensões do meu boxe, mas não me disseram o motivo. Fizeram isso também nos outros 43 boxes. Nós, comerciantes, imaginamos que seria para uma futura cobrança de IPTU”, comentou Orisvaldo Mota.

Diante da surpresa e da insatisfação, os comerciantes se reuniram nesta manhã para cobrar mais informações da Prefeitura. Segundo os comerciantes, as publicidades tiraram a claridade e a circulação de ar no segundo piso, além de prejudicarem a logomarca das lojas.

“Daqui a pouco, as lojas serão identificadas pelas placas da Prefeitura, não mais por seus nomes. Vá ao terminal e imprima esse material na lan house do Jardim Japonês. Ou então, comprei esse chocolate na lojinha do Cuca da Barra”, receia a comerciante Ângela Vasconcelos, 76.



Placas tiram claridade e circulação de ar

O fiscal de publicidade e propaganda do Gabinete da Prefeita, Rafael Lima, confirmou que a ordem para ocupar os espaços dos boxes partiu do próprio Gabinete da Prefeita, “pois a população precisa tomar conhecimento dos feitos da administração”. Segundo o fiscal, muitos comerciantes “botaram boneco” quando viram a publicidade na abertura de seus comércios. “Mas não podem reclamar porque quase todos estão em situação irregular”, observou.

Já o coordenador do terminal, Vilamar Brito dos Santos, disse que “qualquer espaço no terminal, que não seja no interior dos boxes, pertence à Prefeitura. Então ela pode fazer o que quiser”.

Não é o que pensa o líder da oposição na Câmara Municipal, o advogado Plácido Filho (PDT), que ressalta que a publicidade invade, sim, os espaços dos boxes, principalmente porque tira a ventilação do segundo piso e empobrece a logomarca das lojas.


“Não é nem tanto pela poluição visual, que a Prefeitura tanto combateu. Mas as publicidades estão gerando um desconforto físico e psicológico nos comerciantes”, avaliou o vereador, que avisou que levará o assunto à Câmara Municipal e ao Ministério Público.
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/comerciantes-do-terminal-da-parangaba-sao-surpreendidos-com-publicidade-da-prefeitura-em-seus-boxes/terminal-parangaba-2/

Quando Alice tornou-se a rainha… Vermelha

Quando Alice tornou-se a rainha… Vermelha
Publicado: 12 de novembro de 2011 às 16:50 | Autor: Eliomar de Lima | Categoria(s): Blogs O POVO | 2 Comentários

Eis o artigo que o Blog recebeu do vereador Plácido Filho (PDT), sobre o dia em que Alice assumiu o Reino Subterrâneo. Confira:

No mundo de Alice, o lépido coelho está sempre atrasado como forma de nos mostrar que não adianta corrermos contra o tempo. No frio coração do Chapeleiro bate a verdadeira amizade, em uma prova que lealdade não significa submissão. Que a covardia sabe ao menos expressar um sorriso, mesmo que na face de um gato. Que o mal pode findar pelo simples despertar da realidade.

Tudo isso, até Alice se tornar a Rainha Vermelha…

Como a Síndrome de Estocolmo, quando a vítima começa a se identificar com o seu carrasco, Alice, agora conhecida como Rainha Vermelha, passa a agir e a copiar a Rainha de Copas. A menina, que um dia foi admirada pelo imenso senso de justiça e bondade, agora ordena o retorno da pintura das rosas, novamente na cor vermelha, e, numa ação de fazer inveja à antiga e malvada monarca do Reino Subterrâneo, passou a entregar moradias vermelhas.

Como a Rainha de Copas, mesmo com aquela cabeça enorme, não conseguiu idealizar tão horrendo plano? É perfeito! Claro, se tratando de uma malvada imposição.

Imaginem só: uma casa vermelha é o próprio sonho pintado de vermelho. Rosas são bobagens!

Mas Alice, ou a Rainha Vermelha, não parou por aí. Colocou no poder todos os companheiros. O lépido coelho, não está mais com o tempo atrasado, mas com o discurso atrasado. Algumas vezes, precisa ser desmentido pela própria rainha. No coração do Chapeleiro não bate mais a verdadeira amizade, agora, sim, a submissão. E o Gato de Cheshire – ah, covarde – continua com o seu sorriso covarde. Agora disfarçado de simpatia.

Mas, assim como a Rainha de Copas foi destruída, a Rainha Vermelha também pode ser vencida. Basta o simples despertar para a realidade.

Na Praça Luíza Távora, a sujeira continua




http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/files/2011/11/sujooo.jpg

Parece não ter jeito. A sujeira continua reinando na recentemente reformada Praça Dona Luíza Távora, no coração da Aldeota, em Fortaleza. Quem opera nesse local, parece não ter se conscientizado de que essa praça é ponto turístico e de lazer para muitos e merece ser tratada com o mínimo de zelo.

Até quando tal situação?
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/na-praca-luiza-tavora-a-sujeira-continua/

sábado, 12 de novembro de 2011

Meu Bairro na TV visita Cristo Redentor, em Fortaleza


http://g1.globo.com/videos/ceara/v/meu-bairro-na-tv-visita-cristo-redentor-em-fortaleza/1689412/#busca=meu%20bairro%20na%20tv

MP orienta a Prefeitura para o Réveillon 2012

http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=555969

Promotor argumenta que as despesas de todas as festas de Ano-Novo da atual gestão foram questionadas na Justiça

O Ministério Público (MP) Estadual, está recomendando a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, e a secretária de turismo do município, Patrícia Aguiar, no sentido de cumprirem as orientações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) quanto a realização de despesas com a festa de passagem de ano. Na próxima semana, nos dias 17 e 18, a Prefeitura vai proceder a abertura das proposta das concorrências para a estrutura dos palcos e shows pirotécnicos no aterro da Praia de Iracema e nos polos de Messejana e do Conjunto Ceará.

O documento, encaminhado pelo promotor Ricardo Rocha, titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, foi recebido pela secretária Patrícia Aguiar no dia primeiro deste mês, mas o assessor jurídico da prefeita, Fernando Cavalcante, recusou-se a receber a recomendação dirigida à prefeita Luizianne.

A secretária de Turismo do Município de Fortaleza, Patrícia Aguiar, fez um contato com o promotor Ricardo Rocha, demonstrando interesse em se reunir porque pretende que todo o processo seja desenvolvido sem nenhuma irregularidade. A data dessa reunião, no entanto, ainda não foi marcada.

Responsabilidade

A recomendação dirigida à secretária é para que as orientações do TCM sejam cumpridas "e os fatos anteriores não se repitam, preservando-se assim o patrimônio público do município de Fortaleza".

No documento dirigido à prefeita, o promotor Ricardo Rocha recomenda que ela assuma pessoalmente a gestão das despesas a serem realizadas para a festa réveillon 2011/2012, se responsabilizando por todos os atos, de forma que os fatos anteriores não se repitam.

O promotor Ricardo Rocha justifica a recomendação, considerando que as despesas de todas as festas de réveillon realizadas pela atual administração foram questionadas na Justiça, e as da última (2010/2011) são alvo de procedimento em trâmite no MP Estadual.

Ilegalidades

Ressalta ainda que os questionamentos giram em torno de supostas ilegalidades cometidas na contratação das empresas que promoveram os eventos, com dispensa de licitação indevida e outras apontadas nas ações ajuizadas.

Diz também que, na avaliação do Ministério Público, as festas anteriores trouxeram sérios prejuízos ao patrimônio público de Fortaleza. Por fim, lembra que a prefeita Luizianne foi eleita para representar o povo da cidade e cuidar bem do seu patrimônio.

No dia primeiro de junho deste ano, a primeira câmara de julgamentos do TCM julgou irregulares as despesas do réveillon 2006/2007, apontando o então secretário de turismo, Henrique Sérgio Abreu, como único responsável por um débito de R$ 548.405, e multa de R$ 14.897.

Uma semana antes, a mesma câmara, ao julgar as contas do réveillon 2007/2008, aplicou multa e débito no valor de R$ 322.669. No réveillon 2008/ 2009 também surgiram problemas e, por meio de um mandado de segurança interposto por uma das empresas concorrentes, a Justiça chegou a suspender o certame.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Manoel Veras, ao ser abordado sobre o réveillon 2011/2012, disse que havia recebido os editais de licitação e encaminhado ao setor competente para análise. Ele espera não haver problemas neste ano, em função da experiência já acumulada pela atual gestão em licitações dessa naturez
http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=555969

Promotor argumenta que as despesas de todas as festas de Ano-Novo da atual gestão foram questionadas na Justiça

O Ministério Público (MP) Estadual, está recomendando a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, e a secretária de turismo do município, Patrícia Aguiar, no sentido de cumprirem as orientações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) quanto a realização de despesas com a festa de passagem de ano. Na próxima semana, nos dias 17 e 18, a Prefeitura vai proceder a abertura das proposta das concorrências para a estrutura dos palcos e shows pirotécnicos no aterro da Praia de Iracema e nos polos de Messejana e do Conjunto Ceará.

O documento, encaminhado pelo promotor Ricardo Rocha, titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, foi recebido pela secretária Patrícia Aguiar no dia primeiro deste mês, mas o assessor jurídico da prefeita, Fernando Cavalcante, recusou-se a receber a recomendação dirigida à prefeita Luizianne.

A secretária de Turismo do Município de Fortaleza, Patrícia Aguiar, fez um contato com o promotor Ricardo Rocha, demonstrando interesse em se reunir porque pretende que todo o processo seja desenvolvido sem nenhuma irregularidade. A data dessa reunião, no entanto, ainda não foi marcada.

Responsabilidade

A recomendação dirigida à secretária é para que as orientações do TCM sejam cumpridas "e os fatos anteriores não se repitam, preservando-se assim o patrimônio público do município de Fortaleza".

No documento dirigido à prefeita, o promotor Ricardo Rocha recomenda que ela assuma pessoalmente a gestão das despesas a serem realizadas para a festa réveillon 2011/2012, se responsabilizando por todos os atos, de forma que os fatos anteriores não se repitam.

O promotor Ricardo Rocha justifica a recomendação, considerando que as despesas de todas as festas de réveillon realizadas pela atual administração foram questionadas na Justiça, e as da última (2010/2011) são alvo de procedimento em trâmite no MP Estadual.

Ilegalidades

Ressalta ainda que os questionamentos giram em torno de supostas ilegalidades cometidas na contratação das empresas que promoveram os eventos, com dispensa de licitação indevida e outras apontadas nas ações ajuizadas.

Diz também que, na avaliação do Ministério Público, as festas anteriores trouxeram sérios prejuízos ao patrimônio público de Fortaleza. Por fim, lembra que a prefeita Luizianne foi eleita para representar o povo da cidade e cuidar bem do seu patrimônio.

No dia primeiro de junho deste ano, a primeira câmara de julgamentos do TCM julgou irregulares as despesas do réveillon 2006/2007, apontando o então secretário de turismo, Henrique Sérgio Abreu, como único responsável por um débito de R$ 548.405, e multa de R$ 14.897.

Uma semana antes, a mesma câmara, ao julgar as contas do réveillon 2007/2008, aplicou multa e débito no valor de R$ 322.669. No réveillon 2008/ 2009 também surgiram problemas e, por meio de um mandado de segurança interposto por uma das empresas concorrentes, a Justiça chegou a suspender o certame.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Manoel Veras, ao ser abordado sobre o réveillon 2011/2012, disse que havia recebido os editais de licitação e encaminhado ao setor competente para análise. Ele espera não haver problemas neste ano, em função da experiência já acumulada pela atual gestão em licitações dessa natureza

sábado, 5 de novembro de 2011

Hospital da Mulher

Badoo

Converse e conheça novas pessoas por perto com o Badoo!

Ex-presidente do PSOL diz que Luizianne Lins se entregou ao Capitalismo







Ex-presidente do PSOL diz que Luizianne Lins se entregou ao Capitalismo
Publicado: 5 de novembro de 2011 às 8:11 | Autor: Eliomar de Lima | Categoria(s): Ceará, Política | Sem Comentários

O ex-presidente regional do PSOL, Moésio Mota, garante: o partido terá candidato a prefeito de Fortaleza com o objetivo de dar uma opção verdadeiramente de esquerda para o eleitorado. Ex-aliado de Luizianne Lins nos tempos do Partido dos Trabalhadores, Moésio Mota tem outro conceito sobre a prefeita. Para ele, Luizianne se entregou ao Capitalismo

Moradores e motoristas reclamam de buraco no Bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza



http://g1.globo.com/videos/ceara/v/moradores-e-motoristas-reclamam-de-buraco-no-bairro-conjunto-ceara-em-fortaleza/1685427/#/Todos os vídeos/page/6

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

SAÚDE - Oposição denuncia o serviço precário




Sem contestação da parte de aliados da prefeita, oposicionista reclama de medidas que prejudicam a população

O vice-líder da oposição na Câmara, vereador Ciro Albuquerque (PTC), denunciou que a Prefeitura de Fortaleza estaria fechando leitos de pediatria e salas de clínica médica dos Frotinhas e Gonzaguinhas da cidade. De acordo com ele, os motivos alegados pelo Executivo seria a divisão da demanda de atendimentos especializados nas unidades de saúde secundárias.

Ainda na sessão ordinária de ontem, o parlamentar, mais uma vez, retirou de pauta dois requerimentos de sua autoria, um solicitando a presença da secretária de Saúde, Ana Maria Fontenele, para prestar esclarecimentos sobre o fechamento das pediatrias do Frotinha de Antônio Bezerra. O outro requer esclarecimentos da prefeita Luizianne Lins sobre empregos prometidos à população do bairro Serviluz, que perdeu o empreendimento do estaleiro Promar Ceará em 2010.

De acordo com Ciro Albuquerque, o plano desenvolvido pela Prefeitura consiste em realizar atendimentos de clinica médica apenas no Frotinha de Antônio Bezerra, enquanto a pediatria do Gonzaguinha da Barra do Ceará serviria para atender as crianças daquela região. Por isso, segundo ele, alguns os leitos pediátricos do Frotinha estariam sendo fechados.

O vereador defende ainda que as unidades citadas se tornem hospitais gerais, com diversas utilidades. Segundo ele, a decisão da Prefeitura fará com que pessoas sejam remanejadas entre os equipamentos, dependendo da especialidade.

Sem contestação

Segundo ele, com esta resolução vai haver uma demanda maior nesses hospitais, pois passarão a atender mais do que estão preparados. Ele assegurou ainda que a Prefeitura procurou os conselhos comunitários dos bairros onde os hospitais estão localizados, e ficou constatado que a população foi contrária a mudança, e ainda assim, o Executivo teria adotado a providência.

Sem a manifestação contrária de aliados da prefeita Luizianne Lins, Ciro garantiu que situação semelhante já acontece no Frotinha e Gonzaguinha de Messejana, onde os hospitais estão "abarrotados" por conta do fechamento da clínica médica do Gonzaguinha "Como é que a Prefeitura quer manter o transporte de pacientes desses locais, se são equipamentos totalmente diferentes?"

acidentes graves - Média de espera por socorro é de meia hora



Este tempo deveria ser de, no máximo, dez minutos. Samu não consegue enviar equipes por falta de ambulâncias

Nos acidentes considerados urgência de prioridade absoluta, os pacientes não deveriam aguardar mais do que dez minutos pelo socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No entanto, o tempo médio de espera por atendimento nos casos graves, em Fortaleza, é de meia hora, um problema já conhecido, mas que vem se agravando.

Na última segunda-feira, por exemplo, foram 128 ocorrências. Destas, 13 eram de alto risco, mas cada um dos pacientes teve de esperar, em média, 28 minutos, mesmo com cerca de 90% das equipes trabalhando. As informações são do diretor médico do Samu de Fortaleza, Messias Simões.

Na noite de ontem, a reportagem do Diário do Nordeste esteve no Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), maior unidade de urgência e emergência da Capital, e verificou que existem vários casos em que o acidentado espera mais de duas horas pela chegada da ambulância, como o estudante Ítalo Breno de Silva, de 17 anos.

Ele mora no bairro Quintino Cunha e, no último dia 29 de outubro, pilotava sua moto quando avançou o cruzamento de uma rua e colidiu com um carro. Foram duas horas no asfalto, aguardando socorro sob o sol e com uma fratura exposta na perna. Segundo o jovem, populares precisaram realizar várias ligações para o Samu.

"O atendimento deveria ser mais rápido. Eu estava perdendo muito sangue e queria logo ir para o hospital, mas a ambulância não chegava", relembra Ítalo, que já passou por uma cirurgia na perna.

Já no caso do pedreiro José Alves de Brito, 70, a espera foi apenas meia hora mais curta. No dia 27 de outubro, ele foi atropelado por uma moto quando trafegava de bicicleta no bairro Caça e Pesca, mas só recebeu socorro médico depois de uma hora e meia. Ele se recupera de cirurgia no braço e de hematomas espalhados pelo corpo. "Não podia nem me mexer, fiquei no chão sentindo muita dor", afirma José.

Manutenção

Atualmente, segundo Messias Simões, o Samu opera com 22 equipes, sendo 18 de suporte básico (ambulâncias comuns) e quatro de suporte avançado (UTIs móveis). Há dias, porém, que o serviço não consegue manter as equipes nas ruas, considerando o número insuficiente de ambulâncias. Ao todo, são 35 veículos, mas somente 16 funcionam. Destes, 10 necessitam de manutenção constantemente, quatro aguardam pela reposição de peças e outras cinco estão sem condições de operar.

Conforme Simões, o serviço poderia melhorar caso o Samu recebesse as 14 novas ambulâncias que já solicitou ao Ministério da Saúde.

"Assim, poderíamos trabalhar com mais tranquilidade e não gastar tanto dinheiro com manutenção. Cerca de 80% dos gastos com o Samu são da Prefeitura", considera Simões, que também cita o trânsito caótico de Fortaleza e o sistema de rastreamento das ambulâncias como fatores que contribuem para a demora no atendimento

Meu Bairro na TV visita Maraponga


http://g1.globo.com/videos/ceara/v/meu-bairro-na-tv-visita-maraponga/1674377/#busca=meu%20bairro%20na%20tv..

CETV visita o Bairro Jardim América, em Fortaleza

http://g1.globo.com/videos/ceara/v/cetv-visita-o-bairro-jardim-america-em-fortaleza/1682052/#busca=meu%20bairro%20na%20tv..