
Em diversos pontos, o calçamento do canteiro central está destruído e as pedras portuguesas soltas em meio à areia FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA
Os pedestres que passam pela avenida Heráclito Graça precisam fazer um verdadeiro malabarismo para transitar pelo canteiro central. Em diversos pontos,o calçamento está destruído e as pedras portuguesas soltas em meio à areia. Os passantes reclamam da estrutura do espaço que deveria ser destinado aos pedestres.O POVO flagrou carros e motos passando por cima do canteiro central, no trecho entre as ruas Barão de Aracati e Idelfonso Albano.
Morador da área, o professor Marcos de Paula conta que o descaso com a estrutura do canteiro prejudica principalmente a passagem de idosos e crianças. “Os obstáculos também prejudicam a circulação. Quase não dá para passar”, reclama. O canteiro é perpassado por muitas árvores e postes, além de ser estreito, chegando ao ponto de o tronco de uma árvore ser mais larga que o próprio canteiro. Para o professor, outro fator que prejudica o deslocamento de pedestres na via são as calçadas estreitas e desiguais.
A esteticista Maria Socorro Rocha sente cada vez mais a dificuldades que os obstáculos trazem para os pedestres. “Já cheguei a tropeçar. Torci o pé por causa disso. Hoje ainda enxergo. Imagine daqui a alguns anos”, revela. A esteticista define como péssimo o estado do calçamento do canteiro. Já a aposentada Francisca dos Santos fala que procura andar devagar por causa do risco de cair. “Fico com medo de passar. Está cheio de buraco e o calçamento está quebrado”, conta.
De acordo com a assessoria de comunicação da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), o trânsito de veículos no canteiro central resulta em multa gravíssima, agravada em três vezes, estando a população ciente da punição. A assessoria informou ainda que a avenida Heráclito Graça recebe fiscalização diária através de ronda com presença constante de agentes da AMC na região.
Licitação
Já a assessoria de comunicação da Secretaria Executiva Regional (SER) II, responsável pelo trecho da avenida Heráclito Graça entre a avenida Barão de Studart e a rua João Cordeiro, informou que existe uma licitação em curso para a reforma do canteiro central da via. Sobre a ocupação irregular das calçadas, a assessoria afirmou que vai enviar fiscais para verificar as denúncias.
O trecho entre a rua João Cordeiro e a avenida Dom Manuel é de responsabilidade da Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor). Conforme Luciana Castelo Branco, titular da Sercefor, a Prefeitura de Fortaleza já executa nas principais vias da cidade a padronização de calçadas e canteiros centrais.
“A Prefeitura não tem condição de fazer tudo de uma vez por causa do impacto ao trânsito. Quando o alinhamento das calçadas chegar à avenida Heráclito Graça, faremos os canteiros também”, justifica. De acordo com ela, as avenidas Domingos Olímpio, Bezerra de Menezes e Barão do Rio Branco já foram beneficiadas. No entanto, a intervenção na Heráclito Graça ainda não tem previsão de data para ser realizada, segundo a secretária.
Fonte: jornal O Povo (Reportagem Aline Moura)
Nenhum comentário:
Postar um comentário