quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pediatria do Frotinha de Messejana está sem atendimento

A pediatria do Frotinha de Messejana não está realizando consultas nesta semana. Há suspeitas de que o setor será fechado (DEIVYSON TEIXEIRA)

Na recepção da emergência pediátrica do Hospital Frotinha de Messejana, a informação é fornecida por funcionários que não se identificaram: “não há médicos e nem estamos realizando internações. Nada da pediatria funciona hoje (segunda-feira)”.

Do lado de fora da unidade, pais iam embora indignados. “Me disseram que não tem pediatra nem clínico geral. Há uma semana, ele(a criança) sente febre e cansaço. Vou ver se em casa consigo resolver o problema. Não é como o olhar de um médico, mas... É difícil uma situação dessa”, lamenta a dona de casa Rosenilde dos Santos, 40, avó de Erick Gabriel, 1 ano e 5 meses.


Funcionários do setor que não quiseram se identificar disseram que há algum tempo há informações de que o setor de pediatria do hospital vai fechar. Na manhã da última segunda-feira, 4, O POVO encontrou o setor sem funcionamento. “Há muito tempo já não há pediatras direito nem internações de crianças aqui. Estão falando que esse tipo de atendimento vai todo para o Gonzaguinha (da Messejana)”, disse uma funcionária.


Explicação


Quanto à suspeita de fechamento do setor infantil, o diretor assistencial do Frotinha de Messejana, Paulo Fernando Silveira Braga, negou o boato e disse que o único e grande problema da unidade é a falta de profissionais. “Não vai fechar, pelo menos não existe qualquer determinação da secretaria nesse sentido. Nós estamos é com carência de pediatras”.


Em relação à ausência de internações, o médico confirmou que o quadro existe, de fato, e já é recorrente há, pelo menos, 30 dias. “Realmente, não estamos internando crianças porque estamos reestruturando os leitos”. Ele não deu prazos para a situação se normalizar.


Em se tratando do não atendimento verificado pelo O POVO, Paulo Fernando justificou que o problema foi decorrente das férias programadas do médico escalado para esta semana. “Quando programamos as férias do pediatra, tínhamos dois, mas acabamos ficando só com um nessa escala, por isso ontem não teve atendimento. Mas é um caso isolado”.


O diretor disse ainda que no decorrer de toda esta semana não haverá atendimento. Apenas na próxima segunda-feira, 10, ele assegurou: a escala de médicos será regularizada.


A assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o coordenador responsável pela informação acerca do fechamento do setor infantil estava viajando, mas adiantou que o setor de pediatria do Frotinha de Messejana não fechará e que o hospital estava “apenas” com carência de pediatras para cobrir as escalas.

ENTENDA A NOTÍCIA

A carência de profissionais da saúde pode fechar a pediatria do Hospital Frotinha de Messejana, que atende cerca de 60 crianças por dia, de acordo com o diretor do hospital. Ele nega a suspeita, mas durante toda esta semana o setor estará fechado por falta de médico.

Sara Rebeca Aguiar
sararebeca@opovo.com.br

Um comentário: