Crianças e adolescentes tomam banho de biquíni no lago.
No último domingo (18), por volta das 15 horas, o empresário de turismo, Fladner Cruz, em um citytour com um grupo de turistas de São Paulo, flagrou crianças e adolescentes de biquíni tomando banho no lago do Jardim Japonês, um dos mais novos pontos turísticos de Fortaleza, localizado na Avenida Beira Mar.
"A minha reação e a dos turistas foi de desapontamento pela degradação de um bem público. Se continuar dessa forma, em pouco meses, o Jardim Japonês vai estar destruído. o lago que deveria ter carpas, como qualquer jardim japonês, transformou-se em piscina", ressalta. A Prefeitura de Fortaleza afirmou ao G1 que existem guardas municipais e funcionários exclusivos para fiscalizar o local.
O empresário disse que ficou cerca de 30 minutos no local e, durante esse período, não viu nenhum guarda municipal ou outra pessoa responsável para zelar o espaço. "Já estive no Jardim Japonês diversas vezes. Sempre tinha um guarda municipal, mas, dessa vez, não vi nenhum zelador", destaca. De acordo com a Lei Complementar municipal N° 19/2004 , a Guarda Municipal de Fortaleza é o órgão responsável pela vigilância e preservação do meio ambiente, do patrimônio histórico, cultural, ecológico e paisagístico, incluindo os logradouros, praças e jardins.
A Guarda informou ao G1, em nota, que o Jardim Japonês dispõe, diariamente, de dois guardas municipais no horário noturno, de 19h às 7h. Durante o dia, a segurança é realizada através de rondas do Pelotão Guarda Comunitária, com uma viatura e três agentes de segurança pública."Os agentes tem a missão de garantir a segurança patrimonial do equipamento público, evitando qualquer tipo de depredação, pichação e outros atos de vandalismo. Caso seja constatado o flagrante delito cometido por uma pessoa de maior idade, o agente faz uma advertência verbal. Se for recorrente, o infrator é encaminhado a uma Delegacia de Polícia Civil", diz.
A Prefeitura de Fortaleza informou ao G1 que mantém um zelador no Jardim Japonês, diariamente, das 7h às 19 horas. O banho deve ter ocorrido em um horário no qual ele deveria estar ocupado, fazendo poda de plantas ou limpeza, do outro lado do equipamento. A gestão municipal esclarece ainda que vai reforçar com esse colaborador a necessidade de ficar atento para evitar que esses banhos se repitam.
Homenagem à imigração japonesa no Ceará
A praça foi construída para homenagear o centenário da imigração japonesa, comemorado em 2008. Com os atrasos, a inauguração da Jardim Japonês ocorreu no aniversário de 285 anos de Fortaleza, celebrado no dia 13 de abril de 2011.
Crianças tomam banho em lago do Jardim Japonês, em Fortaleza (Foto: Fladner Cruz/Colaboração)
Nenhum comentário:
Postar um comentário