Segundo a Emlurb, a rua está sendo utilizada como depósito irregular de entulho deixado por prédios em reforma FOTO: IGOR DE MELO
Entulho, pedaços de madeira, palhas e até lixo orgânico amontoam-se na rua Jorge da Rocha, próximo ao cruzamento com a rua Tibúrcio Cavalcante, na Aldeota. O lixo ocupa os dois lados da calçada e já começa a invadir a rua, atrapalhando o trânsito de pedestres e de carros. Segundo Jairo Fernandes, proprietário de uma oficina mecânica próxima ao local, são carroceiros que depositam lixo nesse trecho, todos os dias.
Melissa Ane, funcionária de uma clínica pediátrica que fica ao lado do monte de lixo, diz que oacúmulo de entulho é propício à proliferação de ratos, de baratas e de moscas, o que é um “risco” para a saúde, principalmente por ser próximo a uma clínica pediátrica. Melissa cita que foram jogados pedaços de um armário no local.
A Secretaria Executiva da Regional (SER) II afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que a coleta responsável pelo recolhimento de entulho passa diariamente na rua Jorge da Rocha. De acordo com a SER II, a área é um “ponto crítico de lixo”, um local onde a população deposita resíduos com tanta frequência que, apesar da coleta diária, os detritos se acumulam.
A Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) declarou, também por meio de nota, que o local foi limpo na última terça-feira. De acordo com o gerente da Zona Geradora de Lixo, Adailton Marques, o espaço está sendo utilizado como depósito irregular de entulho deixado por prédios em reforma. A Emlurb afirmou ainda que encaminhou uma equipe da fiscalização para lá esta semana.
Na última segunda-feira, O POVO flagrou duas carrocerias nas proximidades da rua Jorge da Rocha. Ao perceberem a presença da reportagem, os carroceiros seguiram em frente. No dia seguinte, o monte de lixo continuava no local.
Ecoponto
Há um ano, a Prefeitura de Fortaleza mantém um “ecoponto” para evitar a formação de pontos de lixo na área da Regional II. O local recebe, gratuitamente, poda de árvores, entulho e restos de eletroeletrônicos em pequenas quantidades.
O local funciona no cruzamento das ruas Meruoca e Antônio Justa, no bairro Varjota, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Fonte: jornal O Povo (Reportagem Yohanna Pinheiro