
VIVIANE PINHEIRO
É comum observar vários motoristas avançando a preferencial por conta da ausência de sinalização horizontal e vertical. Assim, o risco de acidentes aumenta entre as ruas Ministro Joaquim Bastos e Paula Rodrigues
Ruas próximas à Igreja de Fátima foram recapeadas, o que apagou as faixas de retenção das vias
Cruzamentos com pouca ou nenhuma sinalização complementar têm se tornado um incômodo cada vez mais frequente para os motoristas de Fortaleza.
Durante a manhã de ontem, as quatro confluências no perímetro entre as ruas Ministro Joaquim Bastos, Paula Rodrigues, Graciliano Ramos e Deputado Oswaldo Studart, próximas à Igreja de Fátima, estavam sem sinalização horizontal de faixa preferencial.
Com grande fluxo de fiéis indo para a missa na Igreja de Fátima, foram muitas as situações que quase terminaram em acidente. Segundo relato de moradores, desde segunda-feira (9), quando as quatro vias receberam recapeamento, o que apagou a sinalização horizontal, a situação das ruas é a mesma.
Perigo
Sem faixas de retenção nas vias, diversos motoristas avançam a preferencial nas ruas Deputado Osvaldo Studart e Paula Rodrigues, aumentando o risco de colisões. "Já houve um acidente quinta-feira na Graciliano Ramos com a Oswaldo Studart, e eu quase bati o carro perto de casa várias vezes nos últimos dias, por conta de motoristas cortando preferencial", conta a professora Denise Nunes, moradora da área.
Depois de uma série de reclamações dos moradores do entorno, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) providenciou sinalização nos dois cruzamentos da Rua Paula Rodrigues na tarde ontem. Com relação à Rua Deputado Osvaldo Studart, a assessoria da AMC informa que ainda está estudando a possibilidade de realizar alterações no sentido das vias.
Acidentes envolvendo ruas recém-recapeadas, porém sem sinalização, se tornaram frequentes em Fortaleza. No último mês, o trecho de confluência entre as ruas São Paulo e Padre Mororó, no Centro de Fortaleza, passou por recapeamento. Sem receber sinalização horizontal posterior ao serviço, a via foi palco para mais de dez acidentes em um período de apenas três dias, segundo moradores da área.
De acordo com o presidente AMC, Fernando Bezerra, as vias recapeadas não recebem sinalização horizontal imediatamente por conta do próprio material do asfalto. "Nós temos que esperar pelo menos uma semana antes de pintar as faixas, senão o reboco não seca, e o desgaste da tinta é rápido", declara.
Imprudência
Apesar disso, Bezerra declara que a simples ausência de sinalização horizontal não justifica o aumento do número de acidentes de trânsito. Para ele, as faixas de retenção são apenas complemento para as placas de regulamentação das vias, essas, sim, obrigatórias para a correta sinalização de preferencial nas ruas.
"O grande problema é que, hoje, Fortaleza tem uma cultura de só olhar para o chão, não respeitando a sinalização vertical, essas presentes em todas as vias. Esses acidentes ocorrem simplesmente por imprudência dos motoristas", declara.
O presidente da Autarquia, Fernando Bezerra, garante que já tomou as providências para que a sinalização de todas as ruas recapeadas da cidade seja refeita no decorrer dos próximos dias
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1093763
Streets near the Church of Fatima were recapped, which erased the tracks retention pathways
ResponderExcluirCrosses with little or no additional signage has become an increasingly common nuisance for drivers of Fortaleza.
During yesterday morning, the four junctions between the streets on the perimeter Minister Joaquim Bastos, Paula Rodrigues, Mr Oswaldo Ramos and Graciliano Studart, near the Church of Fatima were no lane markings preferred.
With influx of the faithful going to Mass in the Church of Fatima, there were many situations that almost ended in an accident. According to the accounts of residents, from Monday (9), when the four-way received resurfacing, which erased the markings, the situation is the same street.
Danger
No bands holding the roads, many drivers preferred the streets to advance Mr Osvaldo Studart and Paula Rodrigues, increasing the risk of collisions. "There have been an accident on Thursday with the Oswaldo Ramos Graciliano Studart, and I almost hit the car near the house several times in recent days, due to drivers cutting preferred," says Professor Denise Nunes, a resident of the area.
After a series of complaints from surrounding residents, the Municipal Transit Authority, Public Services and Citizenship in Fortaleza (AMC) provided in the two crosses marking Paula Robinson Street yesterday afternoon. With respect to Mr Osvaldo Studart Street, the advisory states that the AMC is still studying the possibility of changes in the direction of the roads.
Accidents involving newly recapped streets, but no signs have become common in Fortaleza. Last month, the words of confluence between the streets and Father Mororó São Paulo, in downtown Fortaleza, underwent resurfacing. Without receiving markings after the service, the route was the scene for more than ten accidents in a period of just three days, residents of the area.
According to AMC president, Fernando Bezerra, roads markings do not get recapped right away due to the material of the asphalt. "We have to wait at least one week before painting the tracks, but the grout does not dry, and wear the paint is fast," he says.
Imprudence
Nevertheless, Bezerra says the mere absence of markings does not justify the increase in the number of traffic accidents. For him, the tracks are just holding the plates to complement regulatory pathways, these, yes, required for proper signaling preferred the streets.
"The big problem is that today, Fortaleza has a culture of just looking at the floor, not respecting road signs, present in all these ways. These accidents occur simply by reckless driving," he says.
The President of the Municipality, Fernando Bezerra, ensures that the measures already taken for the signaling recapped all the streets of the city is rebuilt over the next few days