


Quanto tempo se gasta no tráfego?
Série de reportagem mostra os transtornos causados pelo trânsito caótico das principais vias da Capital
O caos diário do trânsito de Fortaleza já se tornou algo comum para os motoristas. Porém, a cada dia, eles se deparam com um fluxo maior de veículos. Atualmente, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), 781.197 veículos circulam diariamente na Capital. Para vivenciar de perto todos esses transtornos, a equipe de reportagem do Diário do Nordeste percorreu algumas das principais vias para saber quanto tempo o fortalezense passa no trânsito em um simples deslocamento. Outra preocupação que vai além do dia a dia é como será o fluxo de veículos diante das intervenções para a Copa de 2014.
Um dos trajetos avaliados teve como ponto de partida a rotatória da Avenida Alberto Craveiro, em frente ao Estádio Castelão, e de chegada a Avenida Desembargador Moreira, em frente à Praça da Imprensa. A equipe saiu às 7h35 e chegou no destino às 8h10, totalizando 35 minutos de viagem. Contudo, segundo o site Google Maps, o trajeto de sete quilômetros deveria ser feito em 14 minutos, ou seja, diante do trânsito intenso, gastamos mais do que o dobro do tempo.
Outro trecho percorrido teve como ponto de partida o Aeroporto Internacional Pinto Martins com destino a Avenida Beira-Mar, trajeto bastante procurado pelos turistas. O percurso de 12,6 quilômetros, de acordo com o dispositivo do Google, deveria ser feito em 22 minutos. Porém, a equipe iniciou o trajeto às 8h50 e só chegou ao destino às 9h30, um total de 40 minutos.
Há oito anos, o taxista Carlos Alberto Araújo, lotado no Aeroporto Internacional Pinto Martins, faz o mesmo percurso. Segundo explica, há quatro anos, gastaria 40 minutos no trajeto de ida e volta. Porém, atualmente, passa o mesmo período para percorrer apenas um trecho. "É um absurdo, isso causa transtornos para nós e para os turistas, que esperam horas até chegar ao destino. É preciso fazer algo urgente. Senão, quando vierem as intervenções da Copa, a situação vai ficar insustentável", diz.
Os transtornos no trânsito não são apenas no período da manhã. À medida que vai anoitecendo, a quantidade de veículos circulando nas vias da Capital aumenta, causando novos engarrafamentos. Quem trafega na Washington Soares às 17h30 já sente as consequências de um trânsito que piora diante da falta de paciência dos condutores.
Naquele horário, quem parte do cruzamento das avenidas Antônio Sales com Engenheiro Santana Júnior no sentido praia/sertão e deseja chegar ao recém-inaugurado viaduto da Avenida Maestro Lisboa gasta meia hora, no entanto, deveria realizar o percurso em pelo menos 19 minutos, segundo o Google Maps.
Quem sai da BR-116 e pega a Aguanambi para chegar à Domingos Olímpio perde, em média, 40 minutos, percurso que poderia ser feito em apenas seis minutos, o que é impossível pela grande quantidade de semáforos e veículos trafegando.
Soluções
Segundo o chefe do Núcleo de Trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), Arcelino Lima, para evitar complicações durante os período das intervenções para a Copa do Mundo, estão sendo avaliadas e planejadas algumas soluções como restrição de caminhões em mais vias da Capital durante o horário de pico, regulamentação de vias prioritárias para transportes coletivos e táxis com passageiros, além de sinalizações verticais e horizontais em todas as vias em obra.
Porém, segundo ele, não há previsão para a contratação de mais fiscais, nem para realização de um novo concurso, o que, conforme Arcelino Lima, deixa um déficit na fiscalização.
"A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda pelo menos um fiscal para cada mil veículos. Portanto, se temos 781 mil circulando na Capital, deveríamos ter 781 fiscais, mas só temos 421. Por enquanto, estamos resolvendo com sinalização", conclui.
Continua amanhã
Problemas
40 minutos é o tempo que leva o motorista que sai da BR-116 para chegar à Domingos Olímpio. O percurso deveria ser feito em apenas seis minutos
421 fiscais de trânsito atuam na Capital atualmente. Segundo recomendação da ONU, o número de funcionários deveria ser, pelo menos, 781
1788 ônibus e 320 vans circulam, diariamente, em Fortaleza, segundo a Etufor, que elabora projeto de corredores prioritários, não exclusivos para os coletivos
Etufor fará vias prioritárias para transportes públicos
Há 13 anos trabalhando como mototaxista, Francisco de Assis Gomes Fernandes, 37 anos, diz que quase nada foi feito no tocante à mobilidade urbana. "Está quase impossível trafegar nas grandes avenidas nos horários de pico. O que já era complicado há dez anos, ficou ainda pior", avalia. Ele, que conhece bem todas as vias da cidade, considera as avenidas Raul Barbosa e Domingos Olímpio umas das piores. "Só melhora depois das 20h, não adianta", afirma.
Um dos principais problemas que dificultam a mobilidade na Capital apontados pelo motorista é a falta de corredores exclusivos para os transportes públicos (vans e ônibus). "A Prefeitura tem que achar alternativas com resultados imediatos, caso queira ter uma Copa do Mundo organizada e sem caos do trânsito".
Segundo Ademar Gondim, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), entre dezenas de projetos, um em especial está sendo elaborado ainda para este semestre: corredores prioritários, não exclusivos para ônibus.
Ele explica que, de acordo com a lei de mobilidade urbana12.587, do dia 3 de janeiro de 2012, o transporte coletivo tem prioridade sobre o individual e o público sobre o privado. Portanto, em cinco avenidas de Fortaleza (Leste- Oeste, Bezerra de Menezes, Perimetral, José Bastos, e Aguanambi) será reservada uma faixa prioritária para ônibus e vans. "Temos que priorizar o coletivo. A partir dessas novas faixas, a população chegará com mais rapidez ao seu destino".
Segundo ele, as faixas prioritárias são soluções mais urgentes do que os corredores exclusivos, pois, para estabelecer a segunda opção, é necessário realizar desapropriações demoradas e viabilizar uma valor maior de recursos financeiros. Já com a faixa prioritária, basta realizar a sinalização necessária.
Demanda
Ademar Gondim afirma que, atualmente, circulam em Fortaleza 1.788 ônibus e 320 vans. Ele acrescenta que, além das faixas prioritárias, a Etufor está realizando um estudo para modificar o local das paradas de ônibus de acordo com o fluxo. "O trânsito é vivo, devemos mudar sempre".
Mobility in Fortaleza
Report shows the number of disorders caused by the chaotic traffic of the main roads of the Capital
The daily chaos of the transit of Fortaleza has become commonplace for the drivers. But every day, they face a greater flow of vehicles. Currently, according to the State Traffic Department of Ceará (DMV), 781,197 vehicles circulate daily in the capital. To experience up close all these disorders, the team report in the Journal of the Northeast went through some of the main ways to know how long the traffic in Fortaleza is a simple displacement. Another concern that goes beyond the day to day is how will the traffic flow in front of interventions for the 2014 World Cup.
One of the paths was evaluated as a starting point of the roundabout Alberto Craveiro Avenue, opposite the stadium Castelão, and arrival Moreira Judge Avenue, opposite the Square Press. The team left at 7:35 and arrived at the destination at 8:10 a.m., totaling 35 minutes. However, according to the Google Maps site, and the distance of seven kilometers should be done in 14 minutes, ie, before the heavy traffic, spend more than twice as long.
Another distance covered had as its starting point the Pinto Martins International Airport bound for Beira Mar Avenue, the path often overlooked by tourists. The route of 12.6 kilometers, the device according to Google, should be done in 22 minutes. However, the team started the journey at 8.50 and arrived at its destination at 9:30 am, a total of 40 minutes.
Eight years ago, the taxi driver Carlos Alberto Araujo, packed in Pinto Martins International Airport, makes the same route. As explained four years ago, spend 40 minutes on the way back and forth. However, today the same period is only one place to go. "It's absurd, it causes trouble for us and for tourists, waiting hours to get there. We must do something urgent. Otherwise, when they come to the interventions of the World Cup, the situation will become unsustainable," he says.
The disorders are not just in traffic in the morning. As it gets dark, the number of vehicles circulating on the roads of the capital increase, causing further congestion. Smith in Washington who travels to 17.30 already feeling the consequences of an ever-worsening traffic due to the lack of patience from drivers.
At that time, who part of the intersection of avenues Antonio Santana Junior Sales Engineer with the sense beach / backcountry and want to reach the newly opened Avenue overpass Maestro Lisbon spends half an hour, however, should take the course in at least 19 minutes, the second Google Maps.
Who leaves the BR-116 and takes the Aguanambi to get to Sunday Olimpio loses, on average, 40 minutes, route that could be done in just six minutes, which is impossible by the large amount of traffic lights and vehicles passing.
Solutions
According to the head of the Center for Transit City Transit Authority, Public Services and Citizenship in Fortaleza (AMC), Arcelin Lima, to avoid complications during the intervention period for the World Cup, are being evaluated and planned some solutions as a restriction more lanes of trucks on the capital during the peak hours, regulating the process priority for public transport and taxis with passengers, in addition to vertical and horizontal signals in all lanes in the work.
However, he said, there are no plans to hire more inspectors, or to conduct a new competition, which, as Arcelin Lima, leaving a deficit in the audit.
"The United Nations (UN) recommends at least one supervisor for every thousand vehicles. So if we have 781 000 circulating in the capital tax should have 781, but we only have 421. For now, we're working with a sign," he concludes.
It continues tomorrow
Problems
40 minutes is the time it takes the driver who leaves the BR-116 to reach the Olympian Sunday. The route should be done in just six minutes
421 traffic inspectors working in the Capital today. According to the UN recommendation, the number of employees should be at least 781
1788 buses and 320 vans circulate daily in Fortaleza, according to Etufor, which prepares project priority corridors, not for the exclusive collective
Etufor make way for public transport priority
13 years working as mototaxi, Francisco de Assis Fernandes Gomes, 37, says that almost nothing has been done with regard to urban mobility. "It's almost impossible to travel through the great avenues during rush hour. What was already hard for ten years, was even worse," he says. He who knows all the roads in the city, consider the avenues Olympian Raul Domingos Barbosa and one of the worst. "Only improved after 20h, no good," he says.
One of the main problems that hinder mobility in the city appointed by the driver is the lack of exclusive lanes for public transport (buses and vans). "The city must find alternatives to immediate results, if you want to have a World Cup without organized chaos of traffic."
According to Ademar Gondim, president of the Urban Transport Company Fortaleza (Etufor), among dozens of projects, one in particular is still being prepared for this semester: priority corridors, non-exclusive for buses.
He explains that, according to the law of mobility urbana12.587, the 3rd of January 2012, public transport has priority over the individual and the public over the private. Thus, in five avenues of Fortaleza (east-west, Bezerra de Menezes, Perimeter, José Bastos and Aguanambi) range will be reserved for buses and vans priority. "We have to prioritize the collective. From these new tracks, the population will come more quickly to their destination."
He said the tracks are solutions more urgent priority than exclusive lanes, therefore, to establish the second option, you need to perform lengthy foreclosures and enable a greater amount of financial resources. However, with the priority band, just perform the necessary signs.
Demand
Ademar Gondim said that currently circulate in Fortaleza 1,788 buses and 320 vans. He adds that in addition to priority bands, the Etufor is conducting a study to modify the location of bus stops in accordance with the flow. "The traffic is alive, we must change forever."
La movilidad en Fortaleza
Informe muestra el número de trastornos causados por el tráfico caótico de las principales vías de la capital
El caos cotidiano del tránsito de Fortaleza se ha convertido en algo común para los pilotos. Pero cada día, se enfrentan a un mayor flujo de vehículos. En la actualidad, de acuerdo con la Dirección General de Tráfico Estado de Ceará (DMV), 781.197 vehículos circulan a diario en la capital. Para conocer de cerca todos estos trastornos, el informe del equipo en el Diario del Nordeste pasó por algunos de los principales medios para saber el tiempo que el tráfico en Fortaleza es un simple desplazamiento. Otra preocupación que va más allá del día a día es cómo el flujo de tráfico en frente de las intervenciones para la Copa del Mundo 2014.
Uno de los caminos fue evaluada como un punto de partida de la rotonda de la Avenida Alberto Craveiro, frente al estadio Castelão, y la llegada de Moreira juez de la avenida, frente a la Plaza de Prensa. El equipo salió a las 7:35 y llegó a su destino a las 8:10 am, por un total de 35 minutos. Sin embargo, de acuerdo con el sitio de Google Maps, y la distancia de siete kilómetros se debe hacer en 14 minutos, es decir, antes de que el tráfico pesado, pasan más del doble de tiempo.
Otra distancia recorrida tuvo como punto de partida el Aeropuerto Internacional Pinto Martins con destino a la avenida Beira Mar, el camino a menudo pasada por alto por los turistas. La ruta de 12,6 kilómetros, el dispositivo de acuerdo con Google, se debe hacer en 22 minutos. Sin embargo, el equipo empezó la jornada a las 8.50 y llegó a su destino a las 9:30 am, un total de 40 minutos.
Hace ocho años, el taxista Carlos Alberto Araujo, envasados en Aeropuerto Internacional Pinto Martins, hace el mismo recorrido. Como se ha explicado, hace cuatro años, pasan 40 minutos en el camino de ida y vuelta. Sin embargo, hoy el mismo período es sólo un lugar para ir. "Es absurdo, que causa problemas para nosotros y para los turistas, esperando horas para llegar allí. Tenemos que hacer algo urgente. De lo contrario, cuando vienen a las intervenciones de la Copa del Mundo, la situación será insostenible", dice.
Los trastornos no son sólo en el tráfico de la mañana. Como se hace de noche, el número de vehículos que circulan por las carreteras de la ampliación de capital, provocando una mayor congestión. Smith en Washington que viaja a 17,30 ya están sintiendo las consecuencias de un tráfico cada vez más grave debido a la falta de paciencia de los conductores.
En ese momento, que parte del cruce de las avenidas Antonio Ingeniero Santana junior de ventas con la playa de sentido / fuera de pista y quiere llegar a la recién inaugurada Avenida puente Maestro de Lisboa pasa media hora, sin embargo, deben tomar el curso en por lo menos 19 minutos, el segundo Google Maps.
Que sale de la BR-116 y toma la Aguanambi para llegar a Domingo Olimpio pierde, en promedio, 40 minutos, la ruta que se puede hacer en sólo seis minutos, lo cual es imposible por la gran cantidad de semáforos y el paso de vehículos.
Soluciones
Según el jefe del Centro de Tránsito de la Ciudad de la Autoridad de Tránsito, Servicios Públicos y Ciudadanía en Fortaleza (AMC), Arcelin Lima, para evitar complicaciones durante el período de intervención de la Copa del Mundo, están siendo evaluadas y planificadas algunas soluciones como una restricción más carriles de camiones en la capital durante las horas pico, que regula la prioridad del proceso de transporte público y taxis con pasajeros, además de las señales verticales y horizontales en todos los carriles en el trabajo.
Sin embargo, dijo, no hay planes para contratar más inspectores, o para llevar a cabo un nuevo concurso, que, como Arcelin Lima, dejando un déficit en la auditoría.
"Las Naciones Unidas (ONU) recomienda por lo menos un supervisor por cada mil vehículos. Así que si tenemos 781 000 que circulan en el impuesto sobre el capital debería tener 781, pero sólo tenemos 421. Por ahora, estamos trabajando con una señal", concluye.
Continúa mañana
Problemas
40 minutos es el tiempo que tarda el conductor que sale de la BR-116 para llegar al Olimpo el domingo. La ruta se debe hacer en sólo seis minutos
421 inspectores de tránsito trabajando en la capital hoy en día. De acuerdo con la recomendación de la ONU, el número de empleados debe ser de al menos 781
1.788 autobuses y camionetas 320 circulan diariamente en Fortaleza, de acuerdo con Etufor, que prepara a los corredores de proyectos prioritarios, no para el colectivo de exclusividad
Etufor dar paso a la prioridad del transporte público
13 años trabajando como mototaxi, Francisco de Assis Fernandes Gomes, de 37 años, dice que casi nada se ha hecho con respecto a la movilidad urbana. "Es casi imposible viajar a través de las grandes avenidas durante las horas pico. Lo que ya dura diez años, era aún peor", dice. El que conoce todos los caminos de la ciudad, tenga en cuenta las avenidas olímpicas Raúl Domingos Barbosa y uno de los peores. "Sólo la mejora después de las 20h, no es bueno", dice.
Uno de los principales problemas que dificultan la movilidad en la ciudad nombrado por el conductor es la falta de carriles exclusivos para transporte público (autobuses y camiones). "La ciudad debe encontrar alternativas a los resultados inmediatos, si usted quiere tener un Mundial sin caos de tráfico".
Según Ademar Gondim, presidente de la Compañía de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), entre decenas de proyectos, uno en particular, todavía se está preparado para este semestre: los corredores prioritarios, no exclusivo para los autobuses.
Él explica que, de acuerdo con la ley de movilidad urbana12.587, el 3 de enero de 2012, el transporte público tiene prioridad sobre el individuo y el público sobre el privado. Así, en cinco avenidas de Fortaleza (este-oeste, Bezerra de Menezes, el perímetro, Bastos y José Aguanambi) rango serán reservados para autobuses y furgonetas prioridad. "Tenemos que dar prioridad a lo colectivo. A partir de estas nuevas pistas, la población va a llegar más rápidamente a su destino."
Dijo que las pistas son soluciones prioridad más urgente que los carriles exclusivos, por lo tanto, para establecer la segunda opción, es necesario llevar a cabo las ejecuciones hipotecarias largo y permitir una mayor cantidad de recursos financieros. Sin embargo, con la banda de prioridad, sólo hacer las señales necesarias.
Demanda
Ademar Gondim dijo que actualmente circulan en Fortaleza 1.788 autobuses y camionetas 320. Y añade que, además de las bandas de prioridad, el Etufor está realizando un estudio para modificar la ubicación de las paradas de autobús de acuerdo con el flujo. "El tráfico está vivo, hay que cambiar para siempre."
Mobilità a Fortaleza
Rapporto indica il numero di disturbi causati dal traffico caotico delle strade principali della capitale
Il caos quotidiano del transito di Fortaleza è diventato un luogo comune per i piloti. Ma ogni giorno, devono affrontare un maggior flusso di veicoli. Attualmente, secondo il Dipartimento di Stato di traffico del Ceará (DMV), 781.197 veicoli circolano ogni giorno nella capitale. Per vivere da vicino tutti questi disturbi, il rapporto squadra nella Gazzetta del Nord-Est ha attraversato alcuni dei modi principali per sapere per quanto tempo il traffico a Fortaleza è un semplice spostamento. Un'altra preoccupazione che va oltre il giorno per giorno è come sarà il flusso del traffico di fronte di interventi per la Coppa del Mondo del 2014.
Uno dei percorsi è stata valutata come un punto di partenza della rotonda Alberto Craveiro Avenue, di fronte al Castelão stadio, e l'arrivo Moreira Giudice Avenue, di fronte alla stampa Square. Il team di sinistra alle 7:35 ed è arrivato a destinazione alle 08:10, per un totale di 35 minuti. Tuttavia, secondo il sito Google Maps, e la distanza di sette chilometri dovrebbe essere fatto in 14 minuti, vale a dire, prima che il traffico pesante, spendono più del doppio del tempo.
Un altro distanza percorsa aveva come punto di partenza il Pinto Martins International Airport diretto a Beira Mar Avenue, la strada spesso trascurato dai turisti. Il percorso di 12,6 km, il dispositivo secondo Google, dovrebbe essere fatto in 22 minuti. Tuttavia, il team ha iniziato il viaggio alle 8.50 e arrivato a destinazione alle ore 9:30, per un totale di 40 minuti.
Otto anni fa, il tassista Carlos Alberto Araujo, confezionato a Pinto Martins International Airport, fa lo stesso percorso. Come spiegato in quattro anni fa, passano 40 minuti lungo la strada avanti e indietro. Tuttavia, oggi lo stesso periodo è solo un posto dove andare. "E 'assurdo, che provoca problemi per noi e per i turisti, in attesa ore per arrivarci. Dobbiamo fare qualcosa di urgente. Altrimenti, quando arrivano agli interventi della Coppa del Mondo, la situazione diventerà insostenibile", dice.
I disturbi non sono solo nel traffico del mattino. Come si fa buio, il numero di veicoli circolanti sulle strade della capitale, provocando dei problemi di congestione. Smith a Washington che viaggia a 17,30 già sentire le conseguenze di un continuo peggioramento del traffico a causa della mancanza di pazienza da parte dei driver.
A quel tempo, che parte della intersezione di strade Ingegnere Antonio Santana Junior vendite con la spiaggia senso / backcountry e vuole raggiungere la recente apertura viale cavalcavia Maestro di Lisbona passa mezz'ora, però, dovrebbe tenere il corso di almeno 19 minuti, il secondo Google Maps.
Chi lascia la BR-116 e prende il Aguanambi per arrivare a Domenica Olimpio perde, in media, 40 minuti, percorso che potrebbe essere fatto in soli sei minuti, che è impossibile dalla grande quantità di semafori e dei veicoli di passaggio.
Soluzioni
Secondo il capo del Center for Transit City Transit Authority, Servizi pubblici e cittadinanza a Fortaleza (AMC), Arcelin Lima, per evitare complicazioni durante il periodo di intervento per la Coppa del Mondo, vengono valutate e pianificate alcune soluzioni come una restrizione più corsie di camion sulla capitale nelle ore di punta, regolando la priorità del processo per i trasporti pubblici e taxi con i passeggeri, oltre ai segnali verticali e orizzontali in tutte le corsie nel lavoro.
Tuttavia, ha detto, non ci sono piani per assumere più ispettori, o per condurre un nuovo concorso, che, come Arcelin Lima, lasciando un deficit al controllo.
"Le Nazioni Unite (ONU) raccomanda almeno un supervisore per ogni mille veicoli. Quindi, se abbiamo 781 000 circolanti nel imposta sul capitale dovrebbe essere 781, ma abbiamo solo 421. Per ora, stiamo lavorando con un segno", conclude.
Si continua domani
Problemi
40 minuti è il tempo che impiega il conducente che lascia la BR-116 per raggiungere l'Olimpico Domenica. Il percorso deve essere fatto in soli sei minuti
421 ispettori del lavoro il traffico nella capitale oggi. Conformemente alla raccomandazione delle Nazioni Unite, il numero dei dipendenti deve essere di almeno 781
1.788 autobus e 320 furgoni circolano ogni giorno a Fortaleza, secondo Etufor, che prepara corridoi prioritari del progetto, non per la collettività esclusivo
Etufor far posto prioritari di trasporto pubblico
13 anni di lavoro come mototaxi, Francisco de Assis Gomes Fernandes, 37 anni, dice che quasi nulla è stato fatto per quanto riguarda la mobilità urbana. "E 'quasi impossibile attraversare i grandi viali nelle ore di punta. Qual è stata già dura per dieci anni, era anche peggio", dice. Colui che conosce tutte le strade della città, considerare i viali dell'Olimpo Raul Domingos Barbosa e uno dei peggiori. "Solo migliorata dopo 20h, non va bene", dice.
Uno dei problemi principali che ostacolano la mobilità della città nominato dal driver è la mancanza di corsie esclusive per i trasporti pubblici (autobus e furgoni). "La città deve trovare alternative ai risultati immediati, se si vuole avere una Coppa del Mondo senza caos organizzato di traffico."
Secondo Ademar Gondim, presidente della Società di trasporti urbani di Fortaleza (Etufor), tra decine di progetti, uno in particolare è ancora in fase di preparazione per questo semestre: corridoi prioritari, non esclusivo per gli autobus.
Egli spiega che, secondo la legge della mobilità urbana12.587, il 3 gennaio 2012, il trasporto pubblico ha la priorità rispetto dell'individuo e del pubblico sul privato. Così, in cinque assi di Fortaleza (est-ovest, Bezerra de Menezes, perimetrale, José Bastos e Aguanambi) Campo sarà riservato per gli autobus e furgoni priorità. "Dobbiamo dare priorità alla collettività. Da queste nuove tracce, la popolazione arriverà più velocemente a destinazione."
Ha detto che le tracce sono soluzioni priorità più urgente di corsie esclusive, quindi, per stabilire la seconda opzione, è necessario eseguire pignoramenti lunghi e consentire una maggiore quantità di risorse finanziarie. Tuttavia, con la fascia di priorità, solo eseguire le indicazioni necessarie.
Domanda
Ademar Gondim ha detto che attualmente circolano in Fortaleza 1.788 autobus e 320 furgoni. Egli aggiunge che, oltre a band priorità, la Etufor sta conducendo uno studio per modificare la posizione delle fermate degli autobus in base al flusso. "Il traffico è viva, dobbiamo cambiare per sempre."
Nenhum comentário:
Postar um comentário