Com o título “Sobre neurônios, doenças e beleza”, eis artigo do publicitário e escritor Ricardo Alcântara. Ele comenta o slogam “Fortaleza Bela”, da administração municipal, que se transformou em fardo pesado. Ou seja, quem destoando da realidade. Confira:
Concordo com o candidato do PT, Elmano de Freitas, em um ponto (devo concordar em outros, pois o cara é do bem): o slogan publicitário da gestão de Luizianne Lins – Fortaleza bela – é coisa de quem não tem neurônios em número suficiente para escovar os dentes.
O fundamento, elementar: quem se compromete com o máximo, nunca surpreende. Quem promete o céu, só consegue tornar ainda mais insuportável o convívio no inferno. Outra. Optou-se por um slogan estetizante para uma cidade com carências básicas muito agudas.
Belas, são cidades em que operários têm carros, mas deixam na garagem porque o transporte coletivo tem conforto e segurança. Onde há calçadas (é o mínimo) onde se possa andar à noite sem medo de assalto. E bem cuidados parques. Menos do que isto, a mensagem é inaderente.
Pouco adianta prometer beleza a quem tem fome: o belo não é relevante para quem não é assistido no básico – isso Marx já sabia e vocês leram. Para quem está doente, beleza é medicação supérflua: um posto de saúde com bom médico na hora certa já seria suficiente.
Logo, secretário, eu entendi. Mas culpar a pretensão do slogan pela menor parte que seja da frustração das pessoas é outra forma de delirar. Um slogan mais modesto não iria melhorar o humor de quem passa todo dia por dentro do mesmo buraco e se pergunta: até quando?
Cedo, um narcisismo juvenil adoeceu essa gestão. No seu início, manteve-se o preço da passagem de ônibus estável e logo se pensou ter criado o melhor dos mundos. A prefeita sequer despachava com os secretários, quem não lembra? Você lembra. Ela também.
Custou-se, por exemplo, a reconhecer exigências essenciais: métodos eficientes de controle e verificação de resultados e critérios técnicos em indicações a funções decisivas para o bom desempenho. Também o hábito de ouvir quem não concorda, mas ama igualmente a cidade.
Garantida a subsistência dos vereadores, presumiu-se que o sentimento coletivo também estaria contido. É como imaginar que basta tampar a panela para conter a pressão da fervura. Incrível: passaram a crer na invulnerabilidade de algo que vocês mesmo haviam demolido!
Daí que o cidadão se vê indiferente até mesmo ao muito que se tem feito – é impossível fazer pouco em sete anos – já que os maiores emblemas de comunicação do governo (Hospital da Mulher e outros Cucas) se fixaram na percepção coletiva como obras inacabáveis.
Particularmente, me frustrou ver falta de imaginação em um governo sob o comando de um grupo político que sempre procurou se situar em contraponto ao convencionalismo das soluções oferecidas pela classe política tradicional. Quase nada de realmente novo foi acrescentado.
Não vou me estender mais, secretário: o check list é extenso. Para concluir, bastaria lembrar que a prefeita levou sete anos para identificar a razão principal da falência múltipla nos órgãos da cidade, recriando o vetorial indispensável de um instituto de planejamento.
Enfim, se a má comunicação pode produzir ainda maiores estragos em um produto já de qualidade duvidosa, não há boa propaganda que resolva os problemas de prestígio de um serviço que não corresponda ao que o usuário espera dele. Logo, trabalhem: é o que resta.
* Ricardo Alcântara,
Publicitário e escritor.
I agree with the PT candidate, Elmano de Freitas, at one point (I agree on others, because the guy is well): the advertising slogan of management Luizianne Lins - Fortaleza beautiful - is something who does not have a sufficient number of neurons for brushing teeth.The foundation, elementary: whoever commits himself to the utmost, not surprising. Whoever promises the sky, can only become even more unbearable living together in hell. Another. We opted for a slogan for a city with aestheticizing basic needs very sharp.Fine, are cities where workers have cars, but leave the garage because the transportation is comfort and safety. Where there are sidewalks (the minimum is) where you can walk at night without fear of assault. And well-maintained parks. Less than that, the message is inaderente.Promise little good to the hungry beauty: the beauty is not relevant to those who are not assisted in the basics - that Marx knew and you read. For those who are sick, beauty is superfluous medication: a health center with a good doctor at the right time would be enough.Soon, Secretary, I understand. But blaming the claim of the slogan which is the smallest part of the frustration of people is another form of delirium. A more modest slogan would not improve the mood of those who spend all day inside the same hole and wonder: how long?Soon, a narcissism that management became ill youth. At its inception, has remained the price of bus ticket stable and soon thought to have created the best of all worlds. The mayor even dispatched with the secretaries, who do not remember? You remember. She also.Cost, for example, recognize the basic requirements: effective methods of control and result verification information and technical criteria functions decisive for good performance. Also the habit of listening to those who do not agree, but also loves the city.Ensured the survival of the councilors, it was assumed that the collective sentiment would also be contained. It is like imagining that just cover the pan to contain the pressure of the boil.Incredible: invulnerability came to believe in something that you had it demolished!Hence, the citizen is seen even at very indifference that has been done - it's just impossible to do in seven years - since the main emblems of government communications (Women's Hospital and other cakes) settled in the collective perception as works endless.Particularly frustrated me to see a lack of imagination in a government under the leadership of a political group that has always sought to place in contrast to the conventionality of the solutions offered by traditional political class. Almost nothing really new has been added.I will not elaborate any further, Registrar: check list is extensive.To conclude, it would suffice to remember that the mayor took seven years to identify the main reason for the failure of multiple organs in the city, recreating the essential vector of an institute of planning.Anyway, if poor communication can produce even greater havoc on a product already of dubious quality, there is good advertising that addresses the problems of prestige of a service that does not correspond with what the user expects it. Soon, work, is what remains.* Ricardo AlcantaraPublicist and writer.
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