segunda-feira, 21 de maio de 2012

A pesquisa que o Ibope não precisa fazer - Publicado: 20 de maio de 2012 às 11:42 | Autor: Eliomar de Lima


A pesquisa que o Ibope não precisa fazer

Da coluna Menu Político, no O POVO deste domingo (20), pelo jornalista Luiz Henrique Campos:
A matéria publicada na semana passada pelo O POVO, dando conta de casos de pessoas que chegam as recém inauguradas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), mesmo não se enquadrando no perfil de atendimento de urgência e emergência, nos leva a crer que em pouco tempo esses instrumentos como parte importante do sistema de saúde pública estarão estrangulados. Basta ver o motivo pelo qual os pacientes estão buscando as UPAs, que é falta ou demora do atendimento nos postos de saúde e Frotinhas.
Para além do aspecto do atendimento na área da saúde, o fato denota também a completa dissociação de ações entre Estado e Prefeitura de Fortaleza, que não vem de agora. Há pouco mais de um ano, a prefeita chegou a ameaçar romper o contrato com a Cagece, caso a empresa pública estadual não assumisse a sua responsabilidade com relação a tapar os buracos abertos nas vias públicas, após a realização de serviços de sua lavra. Mais recentemente, coube ao chefe de gabinete do governo, Ivo Gomes, irmão do governador, bater boca nas redes sociais criticando a Prefeitura por não liberar alvarás para a execução de obras de saneamento em Fortaleza.
A mais nova pesquisa do Ibope apontou que o eleitor não quer mais a parceria entre o Estado e a Prefeitura. O resultado, independente do questionamento que se faça sobre a metodologia adotada, revela uma percepção clara sobre o que se vê nos serviços públicos. Os frutos dessa relação têm sido poucos para a população. Não precisa o Ibope ir às ruas para detectar isso. Basta acompanhar os acontecimentos do dia a dia. Mesmo porque, se a parceria política não rende frutos administrativos, de que adianta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário