terça-feira, 22 de maio de 2012
Índice sobe, mas é o segundo pior
A maior cidade do Estado teve o segundo pior desempenho no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa) 2011. Os números, divulgados ontem, em solenidade no Cambeba, apontaram que Fortaleza, apesar de ter subido 8,6 pontos em comparação a 2010, desceu dois lugares no ranking. Foi de 131,7 para 140,3 e caiu da posição 181 para a 183. Só ficou acima de Parambu (137,9 pontos).
Mesmo com a queda de classificação, a Capital ainda conseguiu se manter no nível considerado “suficiente” pelo Spaece-Alfa. Para a titular da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Izolda Cela, houve avanço em Fortaleza e isso não pode ser desprezado. “Não podemos comparar Fortaleza com outros municípios, porque tem todo um grau diferente de complexidade”, ponderou.
Em 2008, a média de proficiência dos alunos da rede pública municipal foi 122,3 pontos. Nesse ano, Fortaleza ficou na 89ª posição. Já em 2009, o Município despencou. O índice foi para 118,5, deixando a Capital em 171º lugar. Em 2010, houve um aumento na média, com queda na classificação, como em 2011. Com isso, o Município saltou do “intermediário”, em 2008 e 2009, para “suficiente”, em 2010. E permaneceu na mesma classificação ano passado.
O índice do 5º ano, que foi avaliado pela primeira vez no ano passado, é de 120,2. A média leva em consideração o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. O resultado foi considerado “muito crítico”, de acordo com os níveis de desempenho. Durante o Mutirão Anual Fortaleza Bela nos Bairros Contra a Dengue na Secretaria Executiva Regional VI (SER VI), a prefeita Luizianne Lins, avaliando os resultados do Spaece-Alfa, ressaltou que é preciso ponderar o tamanho da rede e os avanços nos últimos anos. “São mais de 220 mil alunos e nós estamos crescendo na qualidade de ensino”.
Ela reconheceu, no entanto, que ainda é preciso reforçar a qualidade das melhorias que começaram a ser implementadas. “É salário para professor, com incorporação de aditivo. É tirar o sábado dando mais tempo para eles estudarem. É a escola reformada. É o fardamento escolar. É a biblioteca. Coisas que já estamos implantando no nosso governo”, afirma.
O titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Elmano Freitas, que estava presente no mesmo evento, ponderou, destacando a quantidade de escolas que há em Fortaleza, em comparação aos outros municípios. Para ele, os resultados são positivos, pois houve crescimento. “É a prova de que estamos tendo resultados melhores dos nossos alunos”, ressalta. O secretário admitiu, no entanto, que há desafios. “Temos que continuar valorizando o professor, dando a ele condição de planejar e ter formação continuada”. (Colaborou Juliana Diógenes)
ENTENDA A NOTÍCIA
Comparado aos dados de 2010, a capital cearense subiu oito pontos no Spaece-Alfa 2011. No entanto, houve melhora dos outros municípios. Por causa disso, Fortaleza, na classificação geral, caiu duas posições e amarga o segundo pior índice do Estado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário