http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/bares-lideram-ranking-da-poluicao-sonora-em-fortaleza/
“Em 2011, 62% das 2.236 denúncias recebidas pela Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) foram relacionadas à poluição sonora (1.361). A maior parte envolve bares, restaurantes e postos de gasolina. Em audiência pública sobre o tema, o titular da Semam, Adalberto Alencar, comentou que a atuação, mesmo que mais intensa, não tem sido suficiente para atacar o problema. “Boa parte da nossa fiscalização é voltada para essa questão. É um problema crescente, que considero ser de saúde e de ordem pública”, declarou.
Apesar dos números, os transtornos mal conseguem ser mensurados por quem é obrigado a conviver com o problema. “É justo eu ter que me mudar para poder descansar quando chego em casa após um dia de trabalho? Tem gente que pega as coisas e vai para casa de parentes no fim de semana. É justo?”. O questionamento parte de uma pessoa que sofre com a poluição sonora de um bar há dois anos e que prefere não se identificar, justamente por ter ciência que a relação com o local não é das mais civilizadas.
Para a universitária Sarah Coelho, a mudança para um novo apartamento há poucos meses revelou uma vizinhança com obra e colégio próximos, mas as atividades cotidianas não eram foco de incômodo geral. No entanto, o início de uma colônia de férias mudou essa relação. O barulho começava antes das 8 horas e durava todo o dia. “Muitas pessoas do prédio tentaram dialogar com a escola, mas não tivemos esse canal para conversar, isso é o que mais incomoda”, apontou. Ligações foram feitas à Semam, mas o sossego só voltou porque a colônia acabou por ora. A questão é como ficarão os vizinhos nas próximas vezes.
E a questão não se resume a falta de silêncio. Segundo a coordenadora da equipe de controle da poluição sonora da Semam, Astrid Câmara, esse tipo de poluição pode causar alteração do sono, irritabilidade, dor de cabeça, vertigem, ansiedade e problemas de atenção e memória.”
(O POVO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário