A população também pede mais zelo nas instalações dos animais e sinalização adequada sobre a localização de cada espécie. Foto: José Leomar
O Zoológico Municipal Sargento Prata, mantido pela Prefeitura de Fortaleza, é um dos atrativos para visitação na cidade. Neste período de férias, quando cresce o fluxo de visitantes, a preocupação dos populares também aumenta em função da questão de segurança no local.
Outras cobranças são feitas. Entre elas, mais zelo para com as instalações dos animais, a existência de uma sinalização adequada para localização das espécies e uma fiscalização da parte administrativa que pudesse propiciar orientação sobre medidas preventivas com relação aos cuidados no lugar.
“Gosto de frequentar o zoológico, meus filhos aproveitam bastante, no entanto, não me sinto seguro depois de já ter vivenciado assalto aqui e isso nos preocupa bastante”, afirmou o gerente de vendas Pedro Silvino da Almeida, de 37 anos.
Para a funcionária pública Catarina Marques da Silva Pereira, 46, um equipamento público de tanta importância deveria ser melhor cuidado por parte da Prefeitura. “Alguns brinquedos infantis estão danificados e pondo em risco a diversão das crianças, como é o caso de balanços. Também não se encontra ninguém da administração para fiscalizar. Aqui, as pessoas jogam todo tipo de alimento para as espécies. Tem visitante arrancando folhas e dando para os avestruzes comerem e nada se evita”, reclama.
Policiamento
No interior do zoológico, na manhã de ontem, dois guardas municipais faziam a vigilância no local, mas ninguém da administração foi localizado para prestar qualquer esclarecimento.
Uma viatura do Comando de Policiamento de Meio Ambiente (CPMA) esteve nas dependências do zoológico. O comandante da equipe, Sargento Nascimento, afirmou que o policiamento dentro e no entorno do equipamento é feito habitualmente, entretanto, não é uma ação fixa no local, até mesmo porque o CPMA cobre a Capital e a região metropolitana.
A reportagem tentou ouvir o titular da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), Roberto Rodrigues, órgão que administra o zoológico, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.
No Zoológico Municipal Sargento Prata, encontram-se abrigados 157 animais, entre mamíferos, aves e répteis de 46 espécies diferentes.
O equipamento está localizado no Parque Ecológico do Passaré, na Rua Prudente Brasil, 100, bairro Passaré. A visitação acontece de terça-feira a domingo, das 8h às 15h.
Fonte: jornal Diário do Nordest