Publicado: 9 de julho de 2012 às 15:08 | Autor: Eliomar de Lima
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/presidente-do-sindicato-dos-medicos-do-ceara-manda-resposta-sobre-hospital-da-mulher/
Meu caro Eliomar,
O motivo que me posicionei e me posiciono contra a construção do Hospital da Mulher é só uma questão de bom senso. Como vou construir um hospital para atender as mulheres quando já temos quatro hospitais de mulher: os três Gonzaguinhas (Messejana, José Walter e Barra do Ceará) e o Hospital Nossa Senhora da Conceição (no Conjunto Ceará) na nossa cidade?
Enquanto a rede pública municipal de saúde está em situação difícil, principalmente os Frotinhas, com falta de profissionais, principalmente médicos, com falta de segurança para os profissionais e pacientes, com sucateamento de seus equipamentos e com três reformas de hospitais que começaram e há anos pararam, não posso concordar. Tem que primeiro recuperar a rede do município e depois quando estiver tudo funcionando bem e com profissionais suficientes para atender bem a população, aí sim poderemos pensar em construir novos hospitais.
Nas condições atuais em que se encontra a saúde no município de Fortaleza eu sou contra a construção de qualquer hospital, seja da mulher, do homem ou qualquer outro tipo. Não sou contra por ser contra, essa minha posição é desde que estava na Câmara Municipal de Fortaleza. Também sabemos que não houve concurso para profissionais para equipar o Hospital da Mulher e que estão retirando da própria rede de saúde esses profissionais, quando sabemos que já existe uma grande carência.
Estão retirando médicos que têm 40 horas no PSF, para que esses fiquem 20 horas no PSF e 20 horas no Hospital da Mulher, desfalcando ainda mais a atenção básica que hoje só cobre 38% da população.
Nada pessoal ou político. É só uma visão de quem tem discutido uma saída para a difícil situação neste setor. O município tem um excelente quadro de profissionais, dedicados e competentes. Queremos, sim, que o município faça concurso e não uma seleção para completar o quadro de profissionais. Queremos que concluam as reformas já iniciadas e que recuperem a estrutura física, das nossas unidades de saúde (hospitais e unidades básicas de saúde), depois vamos pensar em construir hospitais.
Tenho conversado com os candidatos a prefeito de Fortaleza e vou conversar também com o Elmano para discutir a saúde pública em Fortaleza, pois ele é uma pessoa aberta e sensível. Infelizmente falta assessoria à prefeita de Fortaleza que é bem intencionada. Não é a construção do Hospital da Mulher que vai me fazer mudar de opinião. Queremos ser ouvidos, queremos contribuir para que Fortaleza seja um exemplo para o resto do País.
Grande abraço.
* José Maria Pontes,
Presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário