
Três prazos de inauguração (outubro e dezembro de 2011 e maio de 2012) foram ultrapassados, mas a ponte ainda não foi reaberta. FOTO: MAURI MELO
A reforma da Ponte dos Ingleses já tem 98% das obras concluídas, informa a Secretaria do Turismo do Estado (Setur). Para a finalização, restam apenas a revisão da pintura e a checagem da iluminação.Fortalezenses e turistas, porém, ainda não têm prazo para contemplar o famoso pôr do sol na ponte. “Dizem que vai abrir por esses dias, mas não sei se é verdade. Já é promessa de tanto tempo”, reclama Regina dos Santos, proprietária de um bar na entrada da ponte. A reforma veio como uma boa notícia, mas a demora desagrada.
O movimento caiu, o faturamento também, e já começa o terceiro período de alta estação com a ponte fechada. E o problema é ainda maior, segundo Regina: “Todo mundo deixou de vir. Está tendo muito assalto”. Na entrada da ponte, há uma cabine do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR), onde dois policiais se revezam nos três turnos, mas ainda não seria o suficiente. Quem conheceu o local nos tempos de grande movimento quase não reconhece o vazio de agora. “A nossa vontade é de que abra logo para as pessoas voltarem”.
De acordo com a secretaria, a reforma da ponte – que tem 120 metros de extensão – inclui a aplicação de hidrofugante para evitar a corrosão nos pontos onde há concreto armado. Tábuas de madeira danificadas no assoalho serão trocadas e o piso receberá também uma aplicação de cupinicida e verniz naval. Uma nova pintura será aplicada e a estrutura receberá tratamento contra insetos.
Histórico da obra
No dia 15 de junho de 2011, o local foi fechado e, 13 dias depois, a reforma foi iniciada com prazo de conclusão para o fim de outubro do mesmo ano. A obra já completou um ano. Três prazos de inauguração (outubro e dezembro de 2011 e maio de 2012) foram ultrapassados, mas a ponte ainda não foi reaberta. Um adicional de R$ 74 mil foi liberado em abril para que as obras fossem retomadas, depois de ficarem paralisadas desde o início de 2012. No total, a reforma custará R$ 371.622,47.
Os professores Orisvaldo Inácio e Thiago Araújo levaram a turma de 60 crianças da colônia de férias da escola Jardim de Fátima para conhecer a ponte, mas, quando chegaram, encontraram os portões fechados. O grupo veio de Itaitinga para conhecer a história da orla da Capital, mas teve de se contentar com a Ponte dos Ingleses vista do calçadão. “Vamos ter de nos contentar só com as fotos”, lamenta Thiago.
Fonte: jornal O Povo (Reportagem Mariana Freire)
Nenhum comentário:
Postar um comentário