quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Comerciantes da Bezerra de Menezes reclamam de prejuízos

Comerciantes afirmam que faixa preferencial da avenida dificulta estacionamentos e prejudica o comércio local. Multas para quem não respeitar os corredores de transporte público devem começar a ser aplicadas próxima semana
 
O Serviço Rápido de Ônibus começou a funcionar no último dia 13
A linha azul que delimita os corredores de ônibus da avenida Bezerra de Menezes tem deixado muito comerciante no vermelho. Muitos dizem ter sofrido queda de 30% a 80% no faturamento só nesta primeira semana do Serviço Rápido de Ônibus (BRS).


Comerciantes entrevistados pelo O POVO ao longo da via afirmam que as faixas preferenciais à direita dificultam estacionamentos e diminuem a visibilidade dos estabelecimentos. “A gente está faturando 50% menos. Colocamos até estacionamento dentro da loja, mas as pessoas têm medo de passar pela faixa para estacionar”, conta a comerciante Ana Íris Lucas. A loja vizinha à de Ana contabiliza perdas ainda maiores. “O faturamento diminuiu 80%. Já penso é em procurar outro lugar. Em dez anos, nunca tinha passado por uma perda dessas”, lamenta a empresária Luciene Ferreira.

Quem agora tem abrigo de ponto de ônibus na frente do comércio reclama. “Não nos avisaram nada. Simplesmente instalaram o abrigo ali na frente. É um absurdo”, protesta o gerente da Super Farma, Alcir Leadebal, que sugere que o ponto seja colocado mais à frente, onde há o Conselho Tutelar ou em frente à parede de um estacionamento. “Ali não é comércio. Ninguém sairia prejudicado.”

Presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim aconselha que os comerciantes informem à AMC e à Etufor quem está se sentindo prejudicado e que apresentem provas dos prejuízos.

“Dependendo do que seja apresentado, vamos ajustar o BRS”, afirma Ademar. Como exemplo, ele cita o caso da farmácia que tem um ponto de ônibus na frente. “Vamos avaliar se o abrigo pode ser removido ou não”, garante.

“Agora, aqueles que baseavam o acesso de cliente em estacionamento irregular, em via pública, vão ter que se ajustar. Em lugar nenhum isso é permitido”, frisa o presidente. E acrescenta ainda que as multas para esse tipo de infração têm sido sim aplicadas. “A tolerância é para quem está trafegando nas faixas preferenciais”, esclarece.


Multas
Provavelmente na próxima semana, começarão a ser aplicadas as multas para quem não respeitar os corredores de transporte público. Os valores não foram informados. “O que tem que ficar claro é que a lei da mobilidade urbana estabelece prioridade do transporte público sobre o privado; do coletivo sobre individual; e da via púbica para circulação em lugar de estacionamento”.
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O intenso fluxo de veículos nos quatro quilômetros da avenida Bezerra de Menezes motivou a implantação de faixas preferenciais para ônibus, a fim de dar maior fluidez ao trânsito. O projeto é piloto.

Saiba mais

O presidente da Associação Empresarial da Bezerra de Menezes, Udilson Castelo, disse que se reuniu ontem com comerciantes e diretores do Sindilojas. Ficou acordado que será pedida uma reunião com os dirigentes da AMC na próxima semana para mudar a situação dos comerciantes.
Castelo defende faixas preferenciais à esquerda da avenida e em contra-fluxo.

Para conversões à direita, carros particulares e motos só podem percorrer 100 metros na faixa preferencial. Estacionamentos ou paradas ao longo da via são

Serviço

Funcionamento das faixas preferenciais
Dias úteis: 5h às 21 horas
Sábado: 5h às 16 horas
Domingo: não funcionam, mas paradas continuam seletivas
Etufor: (85) 3452 9205
AMC: 190
proibidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário