Desde 2009, obra de ampliação do terminal do Antônio Bezerra tem velocidade comprometida pela desapropriação de posto de gasolina. Intervenções no Papicu, Siqueira e no Parangaba não têm data para começar.
Obra no Terminal do Antônio Bezerra é a única ampliação de terminal de ônibus prevista pelo Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) em andamento. Iniciada no segundo semestre de 2009, encontra-se em ritmo lento graças à pendência para desapropriação de um posto na Mister Hull. Ainda assim, o coordenador do Programa, Daniel Lustosa, prevê conclusão para fevereiro de 2012.
A inquietação da população pelo início/término das obras se justifica todo dia entre 5 e 8 horas, entre 17 e 20 horas. As filas se misturam, as plataformas não comportam tantos usuários. São evidentes as razões de quem opta por não passar por ali.
Quanto à ampliação do Papicu, também prevista para primeira fase do projeto, nem tapume nem conversa. Deve ser iniciada quando o corredor de ônibus entre lá e o Antônio Bezerra esteja terminado. “Temos o projeto executivo pronto, licitado e contratado. Devemos começar as obras até o final do ano”, prevê Lustosa. Todas as mudanças previstas pelo Programa foram pensada em 2003, por grupo de engenheiros.
A professora do Departamento de Engenharia de Transporte da Universidade Federal do Ceará, Elizabeth Pinheiro, participou dos processos de pesquisa e projeção do Transfor e, por um lado, tranquiliza população quanto à demora das obras: A projeção foi pensada para 15 anos para frente com previsão de demanda. Por outro, a acadêmica se preocupa com delonga: “Os lotes iniciados ainda não foram implantados, a melhora para o transporte coletivo não tem previsão para chegar. Não temos um lote concluído sequer”.
Sobre lotes, são, ao todo, quatro. Dois para a primeira etapa, em andamento hoje; dois para a segunda. A primeira prevê corredor de ônibus entre Antônio Bezerra e Papicu, melhorias pontuais em vias de grande circulação – como 13 de Maio, Jovita Feitosa e Luciano Carneiro, em obras hoje – e reforma dos dois terminais em questão. A segunda, a ser licitada neste semestre, conforme Lustosa, compreende dois corredores: Conjunto Ceará/Centro e Siqueira/Centro.
Conforme cálculos de Lustosa, Transfor está com mais de 60% da primeira etapa concluída. O município, informa, se prepara para lançar licitação da segunda etapa neste semestre. As ampliações dos terminais do Siqueira e da Parangaba estão contempladas e orçam em R$ 12 milhões cada.
ENTENDA A SÉRIE
Usuários do ônibus pagam passagem dobrada para escapar dos terminais lotados. Discutimos as razões para esta fuga, as soluções para os terminais e o que está sendo feito para melhorar a vida dos passageiros.
Quando
ENTENDA A NOTÍCIA
Transfor é esperança de melhora na mobilidade urbana de Fortaleza desde 2003, quando projeto foi realizado. Maio de 2008 foi o mês de as obras finalmente começarem. Hoje, a população ainda espera. E cobra.
TERMINAL DO ANTÔNIO BEZERRA
Obra licitada no valor de R$ 14,25 milhões. Nova plataforma de passageiros foi 50% construída. Prédio administrativo em processo de acabamento. Banheiros acessíveis já foram iniciados.
Nova rua Demétrio Menezes está concluída. A obra aguarda emissão de posse referente ao posto de gasolina.
De 12.700 m², o terminal passará a 29.500 m2.
Em 2 de julho de 1992 – O POVO mostrava as filas tumultuadas na inauguração dos primeiros terminais. Os usuários impacientes disputavam um lugar para embarcar.
Em 22 de março de 2007, O POVO noticiava, na época dos 15 anos de Sistema Integrado de Transporte em Fortaleza, que o Transfor e a Integração Temporal eram as promessas para desafogar o sistema. Hoje, quatro anos depois, o Transfor permanece em obras e o sistema integrado é subutilizado.
Em 18 de dezembro de 2010, O POVO mostrava que as obras no terminal do Antônio Bezerra, iniciadas em julho de 2009, tinha previsão para conclusão em junho de 2011.
Janaína Brás – janainabras@opovo.com.br
Fonte: OPovo
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